domingo, agosto 20, 2006

Saiba Mais - William Blake

William Blake
"Our Lady With The Infant Jesus Riding On A Lamb" - William Blake

Iluminuras

Pouco atrás, em um post recente, trouxe um poema ("The Tyger") escrito por um tal de William Blake, mas quem seria esse? As respostas as suas perguntas talvez encontre logo abaixo. Então, saiba mais:

Biografia: Poeta, artista, músico, escritor, ilustrador, gravurista e pintor. William Blake (1757 – 1827), nasceu em Londres em 28/11/1757 e residiu na mesma cidade até 12/09/1827, ano de sua morte. Foi um dos mais importantes expoentes do Romantismo na literatura inglesa. Terceiro dos cinco filhos de um comerciante de roupas londrino, estudou apenas o suficiente para ler e escrever, passando a ajudar o pai na loja até os 14 anos. Quando percebeu o talento do rapaz para o desenho, seu pai o enviou para ser aprendiz de gravurista. Desde os quatro anos até o fim da vida, teve visões que o lançavam num estado de exaltação.

Aos 25 anos, Blake casou-se com Catherine Boucher, que se tornou sua colaboradora e incentivadora. Juntos, eles produziram e editaram, manualmente, a maioria dos trabalhos do escritor.

Discípulo de Basire, foi influenciado por Flaxman e Fussli. Dedicou-se à pintura e à poesia, mas sua principal atividade foi a de gravador. Criou um processo artístico de impressão que denominou iluminuras impressas*. Inspirando-se na Bíblia, em Dante e nos mitos criados por sua imaginação, pintou figuras extravagantes e deformadas. Foi um dos talentos mais originais do pré-romantismo inglês.

Seu primeiro livro, Poetical Sketches (1783), foi um único publicado de modo convencional. Entre suas obras, destacam-se Songs of Innocence (1789), Songs of Experience (1794), as Ilustrações do Livro de Jó (1825), Visions of the Daughters of Albion (1793), The Marriage of Heaven and Hell (1793), e cerca de uma centena de aquarelas para a Divina Comédia, de Dante. Profundamente místico, o autor criou sua própria mitologia nos chamados Prophetical Books. Embora reconhecido posteriormente, William Blake foi profundamente incompreendido em sua época, morrendo na miséria. (por quê será que isso era e ainda é tão comum?!)

The Tyger – ao qual postei anteriormente, teve a tradução por José Paulo Paes, e foi publicado em Songs of Experience, e é citado em várias histórias em quadrinhos, como A Ultima Caçada de Kraven (J.M. DeMatteis & Mike Zeck), em versão adaptada; Do Inferno (Alan Moore & Eddie Campbell) e Watchmen (Alan Moore & Dave Gibbons). Além da versão adaptada na mini-série Origem (Paul Jenkins, Andy Kubert & Richard Isanove), que revela um pouco do passado enigmático de Wolverine, um clássico também. Ainda podemos achar referências de suas obras em Spawn (Todd McFarlane & Greg Capullo), no arco Urizen (uma de suas criações - The [First] Book of Urizen - William Blake).

* Iluminura é uma espécie de pintura a cores, um delicado trabalho de ornamentação executado a mão, representando pequenas figuras, flores e outros ornamentos, com que se decoravam na Idade Média as letras capitais (ricamente coloridas) e outras partes de livros e pergaminhos. Aplicação de cores vivas a uma gravura. Colorido sobre marfim ou pergaminho.
Obs: As Iluminuras acima não são de autoria do William, pois não conseguir achar nenhuma dele. São apenas ilustrativas, para melhor compreensão. Se procurar bem pela net, vais achar cada uma linda! Procure no singular e plural. A primeira escaneei de um livro aqui em casa, e as duas ultimas são da net.

“PARA VER O MUNDO EM UM GRÃO DE AREIA E O CÉU EM SELVAGEM FLORA, SEGURE O INFINITO NA PALMA DE SUA MÃO E A ETERNIDADE EM UMA HORA”.(William Blake).
Lindo e profundo não? Pra refletir e fechar com chave de ouro. Esse blogger também tem cultura oras!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ahh que massa.. quanto ao Watchman eu não sabia!! =D

2:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

otimo texto cara, poste mais coisas sobre ele! (:

5:20 AM  

Postar um comentário

<< Home

Depósito do Calvin Sedentario e Hiperativo