sexta-feira, agosto 25, 2006

O Holandês Voador – The Flying Dutchman


O Holandês Voador – The Flying Dutchman

Um navio fantasma! Um veleiro sinistro que, nas noites tempestuosas, em meio aos raios e às ondas revoltas aparecia como uma visão para assustar os navegantes. Era o “Holandês Voador” ou “Flying Dutchman”, ou ainda o “Holandês Errante”, ou mesmo simplesmente “O Navio-fantasma”. Veleiro maldito, condenado a vagar pelos sete mares.

A Lenda:

Fokke, o capitão holandês que comandava o navio, sempre foi um homem rude, teimoso e perverso. Castigava impiedosamente os seus marinheiros por qualquer deslize. Aconteceu que numa de suas viagens, ao dobrar o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, uma tempestade o impedia de prosseguir. Ignorando a ponderação dos marujos, o capitão disse que continuaria, custasse o que custasse. O navio jogava violentamente; seus mastros e cordames estalavam, ameaçando romper-se. Amedrontados, os marinheiros rezavam, pedindo a proteção divina. Então surgiu na proa um anjo e toda a tripulação se pôs de joelhos, menos o turbulento comandante, que continuou a vociferar blasfêmias aos céus. Indo além, ele intimou o anjo a deixar o navio. Não sendo obedecido, sacou da pistola e disparou um tiro contra o mensageiro celeste. Mas a bala ricocheteou no anjo e voltou atingindo o Fokke no braço.

O anjo, então, ditou a sentença de condenação do desalmado comandante:
- De hoje em diante vagarás sem rumo pelos oceanos, com teu navio, sem descanso, até o dia do Juízo Final. Somente de cem em cem anos terás uma oportunidade de salvação: então poderás passar sete dias em terra, vivendo junto a teus semelhantes. Se nesse período encontrares uma mulher que se torne tua esposa e te ame até a morte, ficarás livre desta maldição.

Passou o tempo e o “Holandês Voador” perambulou pelos sete mares, sem rumo e sem descanso, anos a fio. Numa das tréguas de sete dias, o veleiro encalhou no litoral da Noruega. Ali, Fokke veio a conhecer uma velho marujo e sua filha Senta. O capitão logo pediu a moça em casamento e ela concordou. Mas Erik, um jovem que também gostava de Senta, acabou descobrindo do que aquele estrangeiro era o comandante do veleiro maldito e pôs a moça a par de tudo.

Ao constatar que todos já conheciam sua terrível história, Fokke sentiu remorsos. Achou que não seria justo unir seu destino ao daquela jovem inocente. Decidiu partir e voltou ao navio. Mas, quando já ia zarpar, ouviu uma voz que o chamava. Era Senta:
- Volta Fokke! – pedia ela. – Eu te amarei até a morte, para te livrar dessa maldição!

Fokke atirou-se ao mar e nadou para a praia. No mesmo instante, o navio maldito afundou para sempre nas águas. Acabara-se a maldição do “Holandês Voador”.

Bela historia não? A quem diga que Senta nunca chegou a tempo e possivelmente até hoje “O Temível Holandês Voador” ainda esteja a navegar e assombrar os sete mares! Quem sabe?

O legal é que essa lenda inspirou praticamente TODOS e TUDO o que vemos sobre navios-fantasmas. Desde filmes, desenhos, outras lendas, quadrinhos, contos, livros, jogos e games, brinquedos e tanto mais. Tudo graças ao “Holandês Voador”.

Vemos referencias claras e chamativas hoje em evidência, como no recente filme “Piratas do Caribe II – o Baú da Morte”, onde o “Holandês Voador” aparece no filme como o navio do pirata “Davy Jones”. Outra já celebre referencia atual é no excelente desenho animado do “Bob Esponja” onde o Holandês Voador e seu navio vivem a assombrar a “Fenda do Bikini”. E outra, talvez a meu primeiro contato de fato com a lenda do Holandês Voador, foi no magnífico e primeiro jogo da série “Age Of Empires - I” e sua expansão “Age Of Empires – The Rise Of Rome”, onde com um código secreto é possível ter em mãos o Holandês Voador. Mas para isso é preciso ter construído um caís, depois tecla “enter” e digite “flying dutchman” e tecle “enter” novamente, com isso vai aparecer o galeão super forte e poderoso do jogo, capaz de VOAR por sobre a terra. Já me divertir bastante com ele. Sem contar também, que meu grande amigo Marcelo (dono do Ora Bolas), há um tempo atrás construiu um navio de papel MUITO massa e bacana e que ele intitulou como “O Terrível Holandês Voador”, ficou muito legal mesmo, parecendo mesmo um belo navio-fantasma. Tem em torno de 60 cm de comprimento por uns 40 cm de altura e é bem ornamentado. Por favor, o próprio (quando ler isso aqui) me corrija se estiver errado!

Por isso quando ver um navio-fantasma por ai saiba que foi inspirado no “Holandês Voador”, ou se acaso um dia você ver o “Holandês Voador” de verdade e sobreviver, me avise, vou querer ouvir sua história.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que nada! No problems!! A minha história com o Holandês Voador é um tanto diferente da lenda mesmo!! Ainda irei contá-la, como fiquei inspirado realmente com essa história de barquinhos de papel!

E deveras, essa é a lenda mais famosa mesmo dele, a qual ele blasfema contra Espírito Santo e é condenado a vagar pelos 7 mares. O Capitão Hendrick Van Der Decken. =D Comming Soon!

11:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

O barquinho de marcelo é meio frufru, tipo pra ser um navio pirata ele tá muito emo, mas tá feito o dono mermo

1:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

EU VI E SOBREVIVI! =D
neh um naaaviooo... mas eh o holandes, neh?
bj!

3:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá!
Eu estava procurando sobre a lenda do Holandês Voador e a encontrei no seu blog. Se você não se importa, eu vou fazer um link para o meu, ok?

4:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

muito bem escrito bruno , congratulações , quanto a bruna e ivaldo , não de nem ouvidos , tá na cara que são dois analfabetos

3:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

adorei essa historia!
sou um grande interessado em lendas e historias piratas se você tiver mas alguma interessante como essa do holandes manda pro meu email

12:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

a meu email e andrefibsgothic@hotmail.com

12:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

esta historia nao tem o final que sempre ouvi dizer,a rapariga mata-se tmb!!

1:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já ouvir dizer que o holandes veio na ivasão ao nordeste brasileiro.

8:16 PM  
Blogger Unknown said...

hum.... Muito Interressante a Historia Do temido ''Holandês Voador'' Gostaria de Saber Mais Sobre essa Lenda Ou mito Nunca se Sabe.. São Diversas as Historias Tentarei Ver todas Quando Possivel ^^''

10:18 AM  
Anonymous Thiago Sodre said...

Eu vi o 'Holandes voador'.

Gostaria de dizer que o capitão é problemático,cheio de problemas amorosos.
Eu dei alguns conselhos sobre conquista,falei para aproveitar bem o tempo em alto mar e cuidar do corpo,dar um trato na aparência.
Falei que mulher gosta de homen cheiroso,inteligente e maleavel.hoje os tempos são outros,disse que se ele estiver mesmo afim de quebrar a maldição,deveria mudar suas taticas de conquistas...
E falei que misturar rum com coca -cola e uma rodela de limão,seria um bom começo para um encontro romantico.
e-mail:thiagobartender@bol.com.br

3:15 PM  
Blogger Sh4dow16 said...

eu viajo nessas histórias

3:28 PM  
Anonymous sleepr said...

eu tenho o holandes voador

10:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acreditem não é istória é Historia de fato ocorrido eu já vi, só esperava ver Óvini fiquei por anos atordoado com o fato Creiam

8:46 PM  

Postar um comentário

<< Home

Depósito do Calvin Sedentario e Hiperativo