sábado, agosto 12, 2006

Urutau




Urutau – Nome comum de diversas aves da Ordem Strigiformes (mesma ordem das corujas, mochos e bacuraus), família Nyctibiidae, do gênero Nyctibius. Caracterizam-se pelo seu feitio nada elegante, com enorme cabeça, boca grande e olhos arregalados. Têm hábitos noturnos, com vôo silencioso, em virtude de sua plumagem leve e solta (coisas em comum em todos dessa ordem). O bico é longo e fendido e sua alimentação consiste de insetos (exclusivamente). É impressionante seu canto harmonioso, entre melancólico e fúnebre, ressoando pelas matas alta noite. Ocorrem em quase toda a América do Sul e Central. A maior espécie é Nyctibius grandis (Urutau-grande ou gigante), com média de 55 cm de comprimento, de cor geral esbranquiçada, pintada finamente de preto. É encontrada em quase todo o Brasil. Entre as outras espécies salientam-se ainda a N. Aethereus (Urutau-pardo), de 50 cm de comprimento, cabendo 30 cm à cauda, e de colorido pardo-avermelhado, e mais a espécie N. griseus (Urutau-comum), que mede 40 cm, e que é de cor cinzenta. Tem ainda como espécies bem conhecidas o N. leucopterus (Urutau-de-asa-branca), N. bracteatus (Urutau-ferrugem), N. maculosus e N. jamaicensis. São ainda conhecidos por alguns nomes vulgares como, mãe-da-lua, manda-lua, e chora-lua.

Urutau é uma expressão Tupi que quer dizer pássaro-fantasma. Os urutaus camuflam-se perfeitamente com troncos de árvore. O canto do urutau é melancólico e inconfundível.

Não vou me ater a falar muito da sua biologia aqui, pois isso daria dezenas de páginas. Mas quero relatar que em minha infância e adolescência quando ainda era comum ir para o sitio de minha tia no meio da caatinga no município de Serra Talhada/PE. Era comum eu avistar esses pássaros “invisíveis”, mesmo sem nunca os ter visto em TV ou livros (já que sempre me interessei bastante por animais e procurava e procuro tudo a respeito). Interessei-me por aquele animal mais que fascinante e lindo, e muito misterioso. A região do sitio, e todo o percurso (longo) até chegar lá, a caatinga era exuberante e linda, havia muitas matas e arbustos e tudo o mais, e mesmo quando seca era belíssima Já hoje a mesma encontra-se devastada e nem sequer lembra aquela que um dia olhava com um brilho no olhar, apenas venho a guardar na memória daquela beleza, com muita saudade. Infelizmente está devastada não só lá, mas em todo sertão e onde mais possa encontrar esse ecossistema tão lindo e rico em espécies animais e vegetais únicos (endêmicos – ou seja, há centenas de espécies que SÓ são encontradas nesse ecossistema e em nenhum outro). Além do que a Caatinga é EXCLUSIVAMENTE NOSSA, não há igual em nenhum outro lugar do mundo e mesmo do Brasil (Sul e Sudeste, por exemplo). Neste tempo atrás que citei, era comum de encontrar centenas e mais centenas de bichos diferentes (desde o mais simples inseto, ao mais complexo organismo), inclusive o Urutau, mesmo este sendo tão difícil de se ver. Mas eu e meu irmão éramos craques em acha-los, víamos muitos (eu principalmente pelas minhas andanças) e quando um não os via, ou outro via. Aqueles animais que ficavam por todo o dia imóveis, a parecer um tronco ou mais um galho ou ramificação da árvore em que se encontrava. Sem saber que por trás daquela plumagem que recobria os seus olhos ele estava o tempo todo a nos ver, isso por que faz parte de sua camuflagem, estar de olhos quase semicerrados e ao mesmo tempo parecerem fechados aos olhos dos demais. Apenas muito tempo depois, de 1998 pra cá a mídia começou a mostrar aos poucos esse misterioso animal, e principalmente nestes anos 2000 que tem estado bem em evidência, legal pra gente que fica sabendo mais a seu respeito. Muito recentemente vi um cara (esqueci o nome dele) na Record pegar um desses animais em pleno dia, me surpreendi com o tamanho dos olhos (amarelados) e gigantes, além de sua enorme bocarra.

Ou seja, eu o conhecia mesmo antes da maioria das pessoas nem sequer ter ouvido falar dele ou ver. Desde criança, mesmo sem saber o nome do bicho ou saber nada a respeito de sua biologia eu o via pelas matas e caatingas da minha vida. Hoje sei e aqui estou eu a compartilhar um pouco disso. Gostaria que aquela exuberância mesmo devastada da caatinga que costuma ver quando criança voltasse e que toda sua vida voltasse junto também. Mas infelizmente muitas espécies a cada dia são extintas, sem que muitas pessoas e crianças como um dia fui possam ver ou ter visto tantos animais quanto vi em minha vida e infância. Apenas por livros e TV e outras mídias, isso sim é triste e horrendo. Tudo culpa de quem? De nós seres humanos que nada mais somos que destruidores de tudo o quanto há de bom e belo neste planetinha que Deus nos deu. Ganância e muito egoísmo destruindo sem restrição toda a natureza. Aos poucos ela está e vai está nos devolvendo tudo o quanto fazemos com ela, e qual será nosso destino? A extinção plena e absoluta. O que posso dizer? Que é ótimo saber disso! A natureza precisa ser vingada. Morreremos por escassez de recursos naturais, e pela destruição e comprometimento da natureza, sendo que TUDO está interligado num gigante ciclo, e não temos como ficar de fora dele, cedo ou tarde TODA a divida será paga, e nada mais restará. NADA. Infelizmente tenho comigo um sentimento muito grande de revolta, ódio e mais contra a própria “humanidade” a qual faço parte, devido ao que os homens e nós mesmos somos capazes de fazer com os demais de nossas próprias espécies, e conosco, mas principalmente com a natureza. Entristece-me muito tudo isso, e TODA A BURRICE HUMANA, é ultra-revoltante.

Mas não vim aqui meter o pau na humanidade a qual faço parte e sim falar dessa bela criatura, o urutau, a qual até agora não me consta que esteja em risco de extinção (ainda bem). Sem saber já tinha lido desde criança um conto sobre a origem desse animal sem nem mesmo ter relacionado com ele, pois no livro não trazia imagem do bicho. Apenas muito mais adiante quando vim descobri seu nome, foi que reli melhor o conto, já tendo em vista de que animal se tratava. Mas mesmo antes de saber qual era o animal, achei lindo o conto de sua origem e vou posta-lo logo adiante, quando o fizer depois leiam e digam que não é lindo e fantástico? Vou postar como “A Lenda do Urutau” em outro post, não deixe de conferir.

Mais:
Como se estivesse vendo ao vivo

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Meu falecido avô tinha uma fita de rádio, com um cara narrando seu documentário sobre o pássaro "Mãe da lua" que é outro dos nomes dados e sobre seu canto "triste" Sempre gostei de ouvir! Tinha vários passaros na fita também, mas ela se perdeu =/

7:15 PM  
Blogger Unknown said...

Amei a lenda do Urutau (tem um que mora num tronco em frente a minha casa (moro no alto da mata no litoral norte de SP) e fico sempre a admira-lo......adorei saber da estoria.Temos sorte de existerem pessoas como voce que se interessam pelo simples e maravilhas da natureza. Um abraço.
Ana Carmelita

12:38 AM  
Anonymous Maria de Lourdes said...

Comentando sobre este pássaro com meu marido e meu filho eles disseram que não lembram de ter visto um. Meu marido sempre canta as histórias de quando morava na fazenda e foi surpreendido com a minha narrativa sobre o urutau(que também eu não sabia o nome). Sempre tenho esta lembrança maravilhosa de quando criança eu via sempre este pássaro na fazenda de minha tia madrinha mãe onde fui criada. Estou muito feliz de encontrá-lo(mesmo que seja na internet) pois ainda existe pessoas sensíveis como vocês.Obrigada por ter dado a minha família a oportunidade de
conhecê-lo. Trabalho em uma cidade vizinha vez e outra vejo um urutau em uma estaca todo camuflado, sempre no mesmo lugar.Para mim é um espetáculo quando o vejo.Obrigado gente!!!!!!!!.
Maria de Lourdes
Rio Pomba/Minas Gerais/Zona da Mata

7:37 AM  

Postar um comentário

<< Home

Depósito do Calvin Sedentario e Hiperativo